04 março 2007

O Catálogo

...O Catálogo é o diário coletivo da humanidade. Ele é publicado de quatro em quatro anos (nos anos bissextos), e todas as pessoas maiores de idade no mundo são obrigadas a escrever uma contribuição de sete a catorze linhas para cada edição.

...

O fato de todos serem iguais, todavia, não significa que seja fácil para o pessoal do Catálogo receber uma sentença de cada cidadão e cidadã. Isso posso atestar, pois trabalho há mais de cinqüenta e cinco anos para o Catálogo. Muitos, aliás, a grande maioria entrega suas contribuições a tempo. O cidadão médio não cumpre apenas de bom grado seu dever cívico, não, ele possui uma verdadeira obstinação em se manifestar. Com bastante freqüência, contudo, temos que conseguir as sentenças por meio de medidas coercitivas. Quando isso se revela impossível, o nome em questão aparece sem sentença no Catálogo, o que é considerado a pior das vergonhas. Não é quase um crime uma pessoa ir tocando sua vida de um ano bissexto para outro sem ter nada de importante para dizer?

...

Ninguém vive em vão. Todos são mencionados nominalmente no Catálogo, todos podem pensar e dizer algo que será guardado para todo o sempre.

...”

(Jostein Gaarder em O Pássaro Raro)

2 comentários:

Extremus disse...

E quem vai ler tudo isso ae?

Laurinha disse...

Todos vão ler tudo do ontem no amanhã... :D